Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade é um documentário onde é revelada a verdade sobre a indústria que mais tem destruído o planeta: a agropecuária.
Não existe mais nenhuma indústria que prejudique tanto o planeta como o consumo de carne, mas esta continua quase sem contestação.
Kip Andersen |
"Cowspiracy: The Sustainability Secret é um documentário ambiental inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen há medida que ele revela a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje - e investiga porque as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor da destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de "zonas mortas" nos oceanos, e praticamente todos os outros problemas ambiental.
No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação. Os governos e as organizações ambientais esforçam-se para esconder do público a verdadeira causa das alterações climáticas e do aquecimento global.
Á medida que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da agricultura animal, enquanto denunciantes da indústria e "cães de guarda" o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atreve a persistir.
Ao longo do documentário, assistimos à ousada procura da verdadeira solução para as questões ambientais e caminho para a sustentabilidade, bem como o enorme trabalho de investigação na descoberta da razão pela qual as principais organizações ambientais do mundo têm medo do discutir o tema.
O filme conta com uma série de entrevistas com pessoas de diversas ONG’s ambientalistas a nível mundial e pessoas influentes na discussão. Kip parou para analisar a postura das grandes ONG’s e nenhuma delas estava dando a devida importância para a degradação do meio ambiente causada pela agropecuária.
É de louvar o enorme trabalho feito pelos cineastas Kip Andersen e Keegan Kuhn que se aventuraram num assunto bastante polêmico e superaram inúmeros obstáculos pelo enorme sigilo existente em torno deste tema, para que a verdade sobre o impacto ambiental da pecuária industrial seja conhecida pelo maior número de pessoas.
O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta.
Segundo relatórios da ONU, a agropecuária atualmente é o maior causador de diversos problemas ecológicos. Entre eles estão a liberação do CO2 e do Metano que contribuem para o efeito estufa; a contaminação do solo, mananciais e por fim dos oceanos através dos dejetos; o desmatamento de grande parte das florestas para plantio de grãos para rações ou para pastoreio e um dos índices mais chocantes é o consumo de água.
Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais.
Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto.
O documentário é rico em entrevistas e dados estatísticos e traz entrevistas surpreendentes com representantes de ONGs e do governo.
Cownspiracy é um filme muito corajoso e indispensável aos admiradores de ONGs como Greenpeace, WWF, Amazon Watch e outras do gênero.
Nesse documentário chocante, porém bem-humorado, Andersen revela o impacto ambiental da pecuária industrial em larga escala, que é absolutamente devastador sobre o nosso planeta.
Oferece um caminho para a sustentabilidade global para uma população cresceste.
Alguns dados curiosos que se adquirem com o documentário:
A pecuária e seus derivados são responsáveis por, pelo menos, 32 mil milhões de toneladas Co² por ano, ou 51% de todas as emissões de gases com efeito estufa em todo o mundo;
Cultivar colheitas de alimentos para o gado consome 56% de água nos EUA;
Um hambúrguer exige 660 litros de água para produzir, o equivalente a dois meses de banhos de chuveiro;
2.500 litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
Os cientistas estimam que até 650.000 baleias, golfinhos e focas são mortas a cada ano por navios de pesca;
A agropecuária é responsável por 91% da destruição da amazônia;
Mais de 6 milhões de animais são mortos por hora para alimentação humana;
Por dia, uma pessoa que come uma dieta vegana poupa 1.100 litros de água, 45 quilos de cereais, 2,79 m² de terrenos florestais, 9 kg de Co² e a vida de um animal.
Você se considera uma pessoa ambientalista?
Se preocupa com as florestas, com os mares, com a dizimação de espécies selvagens, com o que acontece com o ar que respira, a água que bebe, com a sobrevivência de seus filhos e netos, com o poder que corrompe os governos e que deixa milhões de pessoas na fome?
Esse é então um dos principais filmes (senão o principal) que você deveria assistir.
Cowspiracy é um dos documentários mais recomendados e bem avaliados pelo público, imprescindível para quem se importa com o futuro do planeta. Você pode assisti-lo abaixo.
Página oficial do filme:http://www.cowspiracy.com/
Fontes: http://despertarcoletivo.com/cowspiracy-
Comentários
Postar um comentário