O retorno dos florais como tratamento de beleza e saúde
Descoberto entre os anos 20 e 30, os florais voltam a ser hit, agora associados à Terapia Holística e mapa astral
22/05/2016 - 08h11 - Atualizado 08h11 por LUIZA SOUZA
No mês passado, a coach e iogue Ana Raia e a RP Helena Augusta juntaram um grupo de amigas para um happy hour. Não se tratava de um simples encontro com drinques e bate-papo. Era, na verdade, mais uma sessão das rodas de conversa que elas têm armado, desde o fim de 2015, em torno do alquimista Joel Aleixo, expert em florais e criador das versões em spray que hoje em dia não saem da bolsa de mulheres como a estilista Paula Raia, a atriz Maria Fernanda Cândido, a cineasta Mariana Brennand e a designer de joias Luisa Bresser.
Há 25 anos, Aleixo segue técnicas alquímicas que extraem das plantas sua energia vital – acredita-se que os florais atuem nas células, equilibrando o fluxo energético do organismo e, assim, ajudando a reencontrar bem-estar, equilíbrio e conforto diante de problemas físicos e emocionais. O plantio das 99 espécies que o expert usa como matéria-prima é feito em canteiros em forma de mandalas e colhidos de acordo com as fases da lua – o processo é enriquecido com água mineralizada com pedras e metais preciosos. A produção é feita artesanalmente no interior de São Paulo e resulta em dois tipos de florais: as essências sutis (prescritas apenas por terapeutas, elas atuam na memória, trazendo à consciência padrões comportamentais que precisam ser mudados) e os compostos florais em spray (com propriedades revitalizantes, bactericidas e rejuvenescedoras presentes no pólen, no própolis e na geleia real das abelhas, ajudam na cura de diferentes problemas que vão de dor de cabeça a estresse, passando por transtornos alimentares, diabetes, dores musculares e até tristeza) – esses são vendidos on-line e em lojas do segmento.
O poder botânico dos florais vem sendo explorado desde os anos 20 e 30 – a novidade agora é que são aplicados concomitantemente a terapias holísticas para pessoas que querem, além de resolver problemas pontuais, buscar autoconhecimento. É o caso de Ana Raia, que há um ano procurou a terapeuta e alquimista Vivian Frida Lustig para tratar da filha de 8 anos, que precisava de mais foco e concentração nas atividades do dia a dia. Satisfeita com o resultado do tratamento holístico, que mistura leitura do mapa astrológico com prescrição de florais, ela também resolveu recorrer à fórmula para agir com mais confiança e leveza. “Me livrei de velhas crenças familiares, passei a pensar com mais clareza e ter mais certeza dos meus propósitos”, conta.
A cada sessão, depois da análise do mapa, Vivian produz, na hora, a partir das essências sutis de Joel, frascos customizados de acordo com o momento astrológico da paciente. “Os efeitos vêm com o tempo de uso dos florais, que ajudam a limpar condicionamentos e regras que obedecemos consciente e inconscientemente”, resume a terapeuta.
22/05/2016 - 08h11 - Atualizado 08h11 por LUIZA SOUZA
Chakra e casa energizados com spray e difusor de Florais de Bach
Antes recebidos apenas pela ingestão via oral, os benefícios das tradicionais gotinhas agora também estão disponíveis por via aérea
04/02/2016 - 07h11 - Atualizado 07h13
04/02/2016 - 07h11 - Atualizado 07h13
Comentários
Postar um comentário