APRENDA A CONGELAR OS VEGETAIS E ECONOMIZE DINHEIRO E TEMPO

Resultado de imagem para Aprenda a congelar os vegetais e economize dinheiro e tempo

Aprenda a congelar os vegetais e economize dinheiro e tempo

Técnica mantém os alimentos sem bactérias e cheios de vitaminas. Não há mais desculpa para não ter vegetais sempre à mão.

Congelar os vegetais pode ser a solução para os seus problemas de falta de tempo para organizar as suas refeições diárias. Muitas vezes vamos à feira, compramos muitos legumes e hortaliças e na correria da semana, esquecemos do que tem na geladeira e quando lembramos, as coisas estão murchas ou até mesmo estragadas.
Há quem pense que congelar os vegetais irá destruir seus nutrientes e vitaminas, deixando o alimento sem valor. Isso não é verdade. Com dicas muitos simples você irá congelar os seus vegetais e poderá ter sempre à mão algum vegetal para enriquecer as suas refeições e evitar o desperdício de comida e de dinheiro.
Congelamento mantém a qualidade dos vegetais: sem bactérias e cheios de nutrientes
Muitas pesquisas já foram feitas para testar o valor dos vegetais depois do congelamento.  O ato de congelar paralisa os microrganismos, pois não conseguem sobreviver a temperaturas tão baixas. O ideal seria congelá-los assim que são retirados da terra, assim evitaria a perda de nutrientes e a invasão de bactérias. Mas isso seria muito caro para os produtores e fornecedores! Portanto, faça isso na sua casa e conserve os vegetais por muito mais tempo, sem perder suas vitaminas.
Alguns vegetais não são compatíveis com o congelamento, mas são muito poucos.  Exemplos: pepino, alface e tomate. Os mais recomendados para o congelamento em são aqueles que são cozidos antes de comer, congelados crus. Outros precisam ser congelados após o cozimento, como a batata. Esse vegetal deve ser congelado depois de ser cozido ou sob a forma de purê.
Você conhece a técnica do branqueamento?
O nome parece esquisito, mas acredite, essa técnica não exige nenhum dom especial para a cozinha. Basicamente, o que vamos fazer é dar “um choque” nos vegetais antes de levá-los para o congelador, assim paralisamos as bactérias e as enzimas que podem destruir as vitaminas dos vegetais.
Você vai precisar apenas de: água para ferver, sal, água bem gelada e sacos plásticos. Simples, não é?
Passo a passo
1. Selecione os vegetais, não podem estar maduros demais nem “machucados”.
2. Lave e corte os legumes em tamanhos mais ou menos iguais.
3. Coloque em uma panela bem grande 1 litro de água e deixe aquecer ao ponto de quase fervura.
4. Coloque os vegetais para escaldar, não pode deixar cozinhar, é apenas uma escaldada.
5. Retire com a ajuda de uma peneira de metal e mergulhe imediatamente na água gelada (pode acrescentar pedaços de gelo para estar bem gelada).
6. Coloque em sacos de plásticos pequenos e descongele apenas a porção que for consumir.
Alguns alimentos podem ser congelados diretamente crus: cebola, cenoura, abobrinha, mandioca, alho-poró, cebolinha e salsinha.
A validade no congelador é de 6 meses. Ótima duração e assim você tem as suas refeições mais organizadas e sem desperdícios. Gostou da dica?
Fonte:http://www.dicasonline.tv/congelar-vegetais/?


Resultado de imagem para Aprenda a congelar os vegetais e economize dinheiro e tempo

Comentários