NOIVA VEGANA : A MODA CONSCIENTE DE RENATA BUZZO

Look de noiva (Foto: Divulgação)

Noiva vegana: a moda consciente de Renata Buzzo

Renata Buzzo trabalha com materiais veganos e com o conceito de "slow fashion" sustentável

12/08/2017 - 07h31 - Atualizado 07h31 por ANITA PORFIRIO 



Vestido de Renata Buzzo (Foto: Divulgação)

Não basta que o vestido seja lindo, com acabamento primoroso e materiais finíssimos: para noivas veganas, é fundamental saber tudo sobre o processo de criação do look, que não pode conter uma linha de origem animal (seda, por exemplo, está vetada). Combinar todos esses cuidados a um design moderno e único não e tarefa fácil, mas há criadores que se especializaram no nicho. Uma delas é Renata Buzzo. 

Adepta do vegetarianismo há 12 anos e, mais recentemente, do veganismo, Renata fundou a marca própria em 2013, dois anos após concluir a graduação na Faculdade Santa Marcelina. "Eu nunca quis trabalhar em confecção, sempre curti a peça única feita à mão", contou a estilista, "a linha noiva sempre existiu até porque trabalhar com sob medida no Brasil sem ser noiva e festa é complicado." 

Com trabalhos primorosos e delicados, a paulista teve seu primeiro grande evento em 2014, quando foi convidada a desfilar em Vancouver. Já em 2016, começou a integrar o line-up da Casa e Criadores, onde apresenta uma coleção-protótipo mais comercial que pode ser encomendada e entregue em até 20 dias.

Além de prezar pelo bem-estar animal, Renata também é totalmente adepta da slow fashion e da sustentabilidade. "Eu uso muito tule, musseline, algodão, linho, organza e nenhum desses tem animal na composição. A marca tem esforços na vertentes zero waste e toda essa preocupação com o descarte, com o lixo proveniente do corte, com a quantidade produzida, me faz estudar o resíduo como matéria prima pra virar maquete têxtil e a introdução dessa matéria prima mais inusitada (que a maioria trata como lixo) nesse universo de noiva. Eu faço os testes dessas maquetes: por exemplo, linhas que imitam franjas, retalhos que imitam plumas."


Nenhum material tem origem animal (Foto: Divulgação)


Não é raro encontrar também rendas reaproveitadas em seus vestidos, que são elaborados em conjunto com a noiva respeitando e representando sua história e personalidade próprias. "Tudo pode ser customizado, modificado, é um vestido exclusivo feito do zero que respeita todo repertório imagético da noiva, mas com meus direcionamentos estéticos. É sempre feito a 4 mãos, a noiva participa de tudo." Isso leva a um período de, no mínimo, três meses entre a primeira reunião e a última prova do traje e valores que se iniciam nos R$ 5.000 (R$ 3.500 para looks de festa).

Com toda a atenção ao detalhe e preocupação com ética na linha de produção, a grife acaba conquistando não só veganos, como pessoas ligadas à causa dos animais e à ecologia. Afinal, não adianta estar linda e com a consciência pesada: é importante respeitar seus valores em todos os momentos, inclusive no altar. 


Fonte:http://vogue.globo.com/Noiva/Vestidos-de-noiva/noticia/2017/08/noiva-vegana-moda-consciente-de-renata-buzzo.html

Comentários