VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DIETA VEGANA PARA CRIANÇAS

A lentilha é uma excelente alternativa para adicionar o zinco ao prato vegano das crianças
Vantagens e desvantagens da dieta vegana para crianças
Por Evelin Azevedo
Está cada vez mais comum encontrar pessoas que optam pelo estilo de vida vegano, abrindo mão de consumir qualquer alimento ou produto de origem animal. Mas, e quando esses adultos têm filhos, será que a dieta vegana faz bem às crianças?
— Quando bem planejada, ela é considerada adequada para todos os estágios de vida. Entretanto, requer alguns cuidados, como suplementação de alguns nutriente e a ingestão adequada através de fontes alimentares essenciais para suprir as necessidades nutricionais das crianças — afirma Juliana Pandini, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa.
Alguns nutrientes são achados em maior quantidade nos alimentos de origem animal, como cálcio, ferro, zinco, ômega 3 e vitamina B12.
— É necessário uma quantidade de alimentos substitutivos enorme para suprir o que a alimentação sem restrição oferece. Mas, de uma forma geral, as refeições das crianças veganas serão mais planejadas e estruturadas, consequentemente mais saudáveis — pondera Gina Sgorlon, pediatra e diretora médica do Grupo Prontobaby.
As proteínas são outro exemplo de substâncias fornecidas em maior parte por carnes animais.
— No caso de crianças veganas, o consumo pode se dar pela utilização de proteínas vegetais que de preferência contenham aminoácidos essenciais (como o triptofano, encontrado na banana) em sua composição — indica Juliana.
Outra questão que deve ser observada é a socialização da criança, já que uma dieta mais restritiva pode acabar afastando coleguinhas, por eles não comerem as mesmas coisas.
— O ideal é que a escolha da alimentação seja uma prática da família a fim de serem esclarecidos todos os porquês desta dieta e não de outra. Isso estimula a criança a se tornar um adulto consciente — finaliza Gina. 
Onde encontrar cada nutriente

Cálcio

Tofu enriquecido com cálcio;
Folhas verde escuras, como brócolis e espinafre.

Ferro

Beterraba, feijões e vegetais verde escuros, como agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis.

Zinco

Leguminosas, como feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha; Frutos oleaginosos, como a amêndoa; sementes, como a de abóbora.

Vitamina b12

Alimentos que sejam enriquecidos em vitamina B12, como cereais matinais; produtos à base de soja, geralmente usados como ótimas alternativas ao leite.

Ômega 3

Farinha e óleo de linhaça são ótimos aliados, além de chia e nozes.
Fonte:https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/vantagens-desvantagens-da-dieta-vegana-para-criancas-22901971.html

Comentários