ARMADILHA FIT ? VERSÕES DITAS MAIS SAUDÁVEIS DE DOCES PODEM ENGORDAR E SER PREJUDICIAL À SAÚDE


Armadilha FIT (Foto: Getty Images)
Armadilha FIT (Foto: Getty Images)
Armadilha fit? Versões ditas mais saudáveis de doces podem engordar e ser prejudicial a saúde
As versões ditas mais saudáveis de doces que inundaram o mercado também podem engordar – seu consumo está na pauta do dia dos consultórios médicos e de nutricionistas

Não é de hoje que o açúcar é tido como vilão. Mas, nos últimos tempos, relaxamos com o boom das versões “permitidas” – doces fit, chocolates “do bem”, bolos e afins adoçados com açúcar de coco ou mesmo produtos sem açúcar. Basta uma visita a uma loja de alimentos naturais para se deparar com inúmeras novidades. “O movimento lembra a onda de diet/light que inundou o mercado há duas décadas, mas não impediu o aumento do sobrepeso e da obesidade em todo o mundo”, compara a nutricionista Marcia Daskal, de São Paulo.

Um docinho fit bem escolhido – sem excesso de açúcar, mesmo que seja de coco, e livre de adoçantes sintéticos e de gordura vegetal – pode ser uma boa opção para quem procura uma alimentação mais saudável. Mas, se o objetivo é emagrecer ou se livrar da compulsão ao açúcar, a conversa é outra. “As calorias precisam ser contabilizadas na dieta, e existe muita bomba calórica por trás de rótulos como sugar free, low carb e afins”, alerta Mariana Poletto, nutricionista funcional de São Paulo. Mesmo ingredientes do bem, como açúcar e óleo de coco, farinha de amêndoas, chocolate amargo, amendoim e castanha, podem ter alto valor calórico.
Para não cair na armadilha fit, preste atenção especial aos brownies, cookies e barras com whey protein. Um brownie de chocolate do gênero, com 100 gramas, pode carregar cerca de 400 calorias – o equivalente a um prato de arroz, feijão, verduras, legumes e uma porção de proteína magra. Até as frutas secas não são inocentes. “Além da frutose, algumas marcas adicionam xarope de glicose para realçar o sabor e aumentar o prazo de validade”, informa Mariana. Portanto, não dá para colocar nada na cestinha sem ler o rótulo.
Alarmadas com a enorme quantidade de brownies fit, bolos fit, bolinhas de doce de leite vegano e afins, nutricionistas têm proposto detox de qualquer tipo de guloseima. Depois de um fim de semana de alimentação exemplar, Mariana Poletto devorou, no domingo à noite, uma barra de um chocolate qualquer, que nem de perto é seu doce preferido. “Inconformada com essa falta de controle, propus para mim mesma um desafio de 30 dias sem doces e açúcares”, conta ela, que também lançou o desafio em seu perfil do Instagram. Na primeira semana, a prova foi aceita por 700 de seus seguidores. Segundo ela, os doces fit, mesmo os adoçados artificialmente, contêm gatilhos para a compulsão, pois estimulam as papilas gustativas e alteram a insulina de forma semelhante ao açúcar – favorecendo picos de insulina que contribuem para o aumento de gordura corporal. A ideia da nutricionista é acostumar o paladar para sabores menos adocicados e ir reintroduzindo os doces aos poucos, de maneira consciente. “Precisamos de, no mínimo, 21 dias para criar um hábito. Mas, nesse caso, passar de um mês não é uma boa estratégia, pois o efeito rebote é um risco”, acredita.
Tirar o doce da boca do brasileiro não é tarefa fácil. O açúcar faz parte da nossa cultura – durante séculos, fomos uma economia açucareira. “Desde criança, somos expostos a ele. Depois de adultos, treinar o paladar requer força de vontade e disciplina, como em qualquer mudança de hábito”, opina Ana Luiza Vilela, médica nutróloga de São Paulo. Aspectos emocionais são importantes nos casos de compulsão – portanto, ajuda profissional e até medicamentos podem ser indicados, como num detox de álcool e drogas. “O doce, seja de que tipo for, é garantia de prazer imediato, um antidepressivo sem necessidade de receita”, diz Ana Luiza. Assim, não é de se estranhar que apenas 60 pessoas chegaram à última semana do desafio de Mariana Poletto.
“Na busca por uma vida saudável, açúcar é o calcanhar de Aquiles da maioria das pessoas”, reforça a coach de saúde e bem-estar Camila Spinosa. A ex-modelo desenvolveu o projeto Alimentando a Alma com a ex-confeiteira e nutricionista Nininha Lacombe, que durante 16anos esteve à frente da empresa Nininha Sigrist (vendida ao ex-marido, Felipe Sigrist e famosa pelos docinhos de casamento). A dupla dá palestras e aulas de culinária com foco na nutrição equilibrada, e o módulo que propõe a redução do doce é o mais procurado – nele, os alunos aprendem a fazer delícias com ingredientes do bem, como biomassa de banana-verde, batata-doce e farinha de amêndoas.
Ao passar temporadas trabalhando fora do Brasil, Camila Spinosa deixou de gostar de doces açucarados e reforça a importância da reeducação do paladar. “Vamos desacostumando aos poucos. No começo, achava ruim café puro, mas hoje não o suporto adoçado.” Uma dica que ela dá: “Faça um desjejum salgado, assim você não desperta o paladar para o doce logo cedo e tem mais chance de ficar sem ele ao longo do dia”. Nininha, que viveu tanto tempo em meio ao açúcar e à farinha branca, aposta no equilíbrio e nas escolhas conscientes: doces em versões saudáveis e em pequena quantidade. “A busca do resultado imediato atrapalha mais do que ajuda. Acredito nos pequenos esforços repetidos todos os dias”, diz ela.
Marcia Daskal, que passou da nutrição esportiva para a emocional, faz coro: “Vivemos uma polarização também na alimentação – entre o saudável e o não saudável, o que devemos e o que não devemos comer. O doce virou item proibido, por isso ficou ainda mais tentador”. Fit, não fit, bom, mau... depende de como você o coloca na sua alimentação.

Brownietone: aprenda a receita de um delicioso doce fit para as festas de fim de ano
Mindful eating: método aposta no foco para transformar a sua relação com a alimentação
OLHO NELES
Cuidados para ter na hora das compras no mercadinho natureba
1 - BROWNIES E COOKIES FIT
Costumam ser calóricos e podem conter gordura vegetal, incluindo a hidrogenada, que engorda e pode prejudicar a saúde coronária. Algumas marcas substituem a farinha de trigo pela de arroz, que também dispara a insulina e favorece depósitos de gordura
2 - BARRINHA DE WHEY PROTEIN
Além da proteína, nem sempre de boa qualidade, podem trazer carboidrato, que também é açucar. Há risco de inchaço na região do abdome. Alguns contêm xarope de glicose ou frutose, que são engordativos.
3 - PASTAS DE OLEAGINOSAS
Pastinhas de castanhas, amêndoas e avelãs, entre outras, são bastante calóricas, apesar de saudáveis. Procure pelas marcas que têm o menor número de ingredientes e evite as que adicionam óleo vegetal, espessantes e adoçantes
4 - FRUTAS SECAS
Por serem bem doces, podem ser gatilho de compulsão. Algumas marcas industrializadas adicionam aos produtos xaropes de glicose e de frutose, que engordam – é comum nos casos de tâmaras e de cranberry
Fonte:https://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2018/11/armadilha-fit-versoes-saudaveis-de-doces-podem-engordar-e-ser-prejudicial-saude.html







Comentários