10 SINTOMAS QUE A FALTA DE VITAMINAS CAUSA NO SEU CORPO

 As vitaminas são essenciais para o funcionamento integral do nosso corpo (Foto: Shutterstock/ Reprodução)

 As vitaminas são essenciais para o funcionamento integral do nosso corpo (Foto Shutterstock/ Reprodução)

10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo

O nosso organismo tem a sua forma de avisar sobre a falta dos nutrientes necessários para a saúde

 

Por diversas vezes, pequenos incômodos que sentimos são sinais que o nosso corpo nos envia para dizer que não está tudo bem. Aftas, cãimbras e descamações podem parecer comuns, mas a aparição destes sintomas são, na verdade, o seu corpo pedindo por nutrientes. Não deixe a sua saúde para depois e conserte o que a falta de vitaminas e minerais causa, antes que o problema se agrave. Abaixo, há uma lista de alertas do organismo. Caso você se identifique com alguns, é melhor dar um boost na ingestão de alimentos nutritivos e procurar um médico.
Descamação do couro cabeludo
A caspa pode vir do exagero de água quente no banho, do uso de secador de cabelo, por dormir com os fios molhados e por uma série de outros fatores. Todavia, ela é diferente da descamação do couro cabeludo, que pode surgir de uma deficiência de ácidos graxos. Esses lipídeos servem para lubrificar o nosso corpo, tratando a nossa pele e ajudando em doenças inflamatórias. A substância pode ser encontrada no ômega 3 presente nos peixes, no abacate e em nuts como amêndoas e castanhas.
Cabelos finos e quebradiços
Cabelos brilhantes e fortes são resultado de uma alimentação saudável. Mesmo que seja possível tratar dos fios com produtos, nada como consumir os nutrientes certos e deixar o seu próprio corpo fazer o trabalho dele.
Quando quebradiços e finos, pode haver falta de vitaminas do complexo B e ácido fólico. Essas vitaminas têm ação antioxidante e colaboram com diversas reações químicas essenciais para o nosso corpo, podendo ser encontradas em legumes como couve, repolho e espinafre, além de cereais integrais, leite e ovo. Já o ácido fólico ajuda na produção de novas proteínas, na divisão e no crescimento celular, o que o torna essencial para o crescimento e fortificação capilar. A ingestão de arroz e pão integral garante que o seu corpo seja nutrido com essa substância.
Fios brancos inesperados
Há chance de os fios grisalhos resultarem de suas heranças genéticas. Mas caso eles sejam um ponto fora da curva na sua família, o seu corpo pode estar pedindo por cobre. A substância tem um papel importante na produção da melanina, presente na cor da pele e dos fios. Para checar a deficiência é necessário realizar exames de sangue. Já para repor, você pode ingerir cogumelos e alguns frutos do mar como ostras e mariscos, ou então checar com um profissional o tipo de suplementação adequado para você.
Lábios secos e aftas
Aqui vai mais um poder das vitaminas do complexo B. A B12, no caso, é um micronutriente que é essencial para que outros nutrientes atuem corretamente no nosso corpo, além de participar de processos metabólicos do organismo. Caso você tenha muitas feridas na boca, é possível encontrar esse ativo em frangos, ovos e carne vermelha magra. Para os veganos e vegetarianos, a ingestão de cereais e leveduras nutricionais é importante.
Bolinhas na parte de trás dos braços
É normal termos algumas imperfeições na pele. Todavia, o aparecimento de pequenos pontinhos no braço pode significar a falta de vitamina A e zinco, que são essenciais para a saúde da pele, ajudando na coagulação e cicatrização. Para suprir a necessidade de zinco, você pode ingerir sementes de abóbora, hummus e carne de aves, como frango. Já a vitamina A pode ser encontrada na batata-doce e no melão.
Desnível nas unhas
Nosso ácido estomacal é responsável por quebrar moléculas grandes vindas da alimentação e absorver vitaminas e minerais. Problemas na quantidade ou na produção desse ácido podem ser provenientes do uso excessivo de remédios para azia, dificultando a sintetização das vitaminas necessárias para o crescimento saudável das unhas. Para resolver esse problema, é recomendado visitar um médico, antes que a situação piore.
Fadiga
Todos nós estamos sempre cansados da rotina agitada. Mas quando o sono chega a perturbar o seu dia a dia – mesmo que você durma pelo período adequado de horas –, é melhor prestar atenção. Para melhorar essa situação, você pode ingerir vitamina D, encontrada em derivados do leite, bebidas de amêndoa ou soja, sardinhas e cogumelos.
Machucados nas pernas
Tem hematomas roxos nas pernas e não sabe de onde vieram? Eles podem ser originários da falta de vitamina C, que ajuda na produção e do colágeno no nosso corpo. Essa substância envolve nossas vasos sanguíneos e, por isso, a falta dela pode resultar em vasos capilares fracos. Para suprir a necessidade é recomendado a ingestão de morangos, limão, brócolis e manga.
Cãimbra na panturrilha
Quem assiste a jogos de tênis, provavelmente, já viu os jogadores ingerirem uma banana entre um set e outro. Isso acontece porque a ingestão do magnésio, presente no alimento, ajuda na contração muscular, ao se juntar ao cálcio. Além da banana, esse eletrólito pode ser encontrado em sementes de abóbora e abacates. Já o cálcio pode ser encontrado em bebidas provenientes das oleaginosas e do leite de vaca.
Constipação
A falta de fibras na dieta pode causar o mal funcionamento do intestino. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Guarulhos e Universidade de São Paulo (USP), constatou que o brasileiro ingere menos fibras do que o recomendado. A quantidade ideal é de 38 g diárias, todavia, a média consumida é de 24 g. Alimentos fibrosos são folhas verdes escuras e cereais. O magnésio também cumpre um papel importante no funcionamento do sistema digestivo, uma vez que a substância ajuda a quebrar os alimentos ingeridos, auxiliando na manutenção do microambiente do intestino, favorecendo os movimentos peristálticos e facilitando a evacuação.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/09/10-sintomas-que-falta-de-vitaminas-causa-no-seu-corpo.html

Comentários