COMO INTRODUZIR FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ E TAMBÉM ENSINAR SEU FILHO A COMER MAIS FRUTAS

bebe; papinha; peixe; comida; cadeirao (Foto: Thinkstock)

A partir dos seis meses, as frutas podem fazer parte da dieta do bebê (Foto: Thinkstock)

Como introduzir as frutas na alimentação do bebê

Elas dispõem de uma gama de nutrientes essenciais para o seu filho crescer saudável. Veja com inclui-las na dieta

A partir dos 6 meses de vida, quando o aleitamento deixa de ser exclusivo, as frutas são os primeiros alimentos que os bebês devem experimentar, de acordo com o Ministério da Saúde. Felizmente, o fato de vivermos em um país tropical garante uma variedade imensa desses itens, riquíssimos em fibras, vitaminas e minerais, como o potássio, importantes para o desenvolvimento das crianças.
Segundo a nutricionista Rachel Francischi, da Casa Curumim e da Casa Moara (SP), não existe uma recomendação rígida em relação à primeira fruta que deve ser apresentada. “A orientação é introduzir aquelas que a família consome com frequência, já que o leite materno transmite ao bebê alguns sabores da dieta materna, fazendo com que ele se familiarize de antemão”, afirma.
Apesar de nenhuma fruta ser contraindicada na fase da introdução alimentar, é preciso ficar atento em relação às muito ácidas ou cítricas, se houver histórico de alergias na família. Nesse caso, o morango, o abacaxi e a acerola, por exemplo, podem ser apresentados algumas semanas mais tarde, depois que o bebê já conhecer outras frutas, sempre observando possíveis reações após a ingestão, como coceira ou manchas na pele, vômito e diarreia.
Depois dos 6 meses, as frutas podem ser oferecidas duas ou três vezes ao dia. No início da alimentação complementar, elas devem entrar na mesma refeição do leite materno. Com o passar do tempo, gradativamente, o leite deixa de ser oferecido nas refeições principais.
As frutas são o alimento ideal para o lanche da manhã e da tarde. Sirva-as, preferencialmente, in natura, pois os sucos contém altíssima carga de açúcar da fruta (frutose), o que leva a picos de insulina, predispondo a doenças como o diabetes e obesidade no futuro. Sem contar que privam a criança de aprender a mastigar e de conhecer diferentes texturas.
Em relação ao valor nutricional, ele varia bastante. As frutas amareladas, como a manga, são ricas em betacaroteno, que contribui com a saúde dos olhos e da pele. Já as cítricas, como a acerola e a laranja, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
Outra função importante das frutas é ajudar a regular o sistema digestivo do seu filho. De acordo com Rachel, não é raro que o intestino do bebê seja mais preso no começo da introdução alimentar. É nessa hora que frutas como mamão e ameixa podem ajudar. Elas são ricas em fibras e contribuem para a regularização do funcionamento do intestino. Já a banana e maçã têm uma ação oposta e são boas pedidas para quando o intestino estiver muito solto.
Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/11/como-introduzir-frutas-na-alimentacao-do-bebe.html
Fruta; Choro; Alimentação (Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)
3 dicas para ensinar seu filho a comer mais frutas
Confira 3 dicas para estimular as crianças a comerem frutas:
1. Deixe o bebê “explorar” as frutas, colocando-as diretamente na mão dele para se familiarizar com a textura e o sabor do alimento. Não se preocupe com a sujeira nesse momento. Faz parte.
2. As crianças maiores podem ser incluídas na compra e no preparo delas, ajudando na lavagem, secagem e organização da fruteira, por exemplo. Uma visita à feira pode fazer milagres pela alimentação do seu filho
3. Ele recusou a fruta uma vez? Ofereça-a em novas preparações, no mínimo dez vezes (isso mesmo!). Se experimentou a goiaba cortada, por exemplo, faça um purê num dia, dê a fruta assada no outro e por aí vai. Mas sem mascarar o sabor misturando-a com outro alimento, como leite. Essa “estratégia” pode impedir que ela aprenda a reconhecer o gosto, o que prejudica o paladar.
Ser persistente também faz parte desse processo. Não desista!
Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2017/11/3-dicas-para-ensinar-seu-filho-comer-mais-frutas.html

Comentários