OS RISCOS DO USO DA SOJA QUE VOCÊ NÃO SABIA:USO DA SOJA É CHEIO DE CONTROVÉRSIAS

Leite de Soja: Faz Bem ou Faz Mal?


7 Malefícios Para A Saúde Que Você Precisa Conhecer


Você já experimentou a sojagrãos de soja ou algum dos seus derivados, como o leite de soja? Os derivados da soja, estão presentes em vários produtos alimentícios que talvez você não saiba.
A soja é uma leguminosa nativa da Ásia Oriental, e é considerada um componente importante na dieta asiática, sendo consumida há milhares de anos (1).
Pessoas intolerante à lactose talvez pensem que o leite de soja, é uma opção saudável para substituir o leite de vaca, mas será que é mesmo?
Conheça agora os 7 malefícios para a saúde.
Não deixe de ler e compartilhar!!

Soja






Soja E Os Derivados. Imagem: (Divulgação)

É comum as pessoas consumirem a soja na forma processada e refinada como no leite de soja, tofushoyuproteína de soja, óleo e a carne de soja, substituindo a carne (2).
Ela também é usada em alimentos fermentados como no missonattotempeh (alimentos consumidos originalmente na gastronomia asiática).
O que talvez não saiba é que a proteína de soja, também é o ingrediente principal em fórmulas infantis baseadas no grão.
A opinião sobre a soja divide-se entre os que incentivam o seu consumo de diversas formas, devido aos benefícios para a saúde; e aqueles que alertam para os malefícios.

Conhecendo Os 7 Malefícios DA Soja






Soja: Tofu É Um Derivado Da Soja. Imagem: (Divulgação)

1. Bloqueio Da Absorção Dos Minerais

Ela é rica em ácido fítico ou fitatos; substância que bloqueia a absorção dos minerais como o zinco e o Ferro, e em pequenas quantidades o cálcio.
Esse bloqueio funciona em apenas uma única refeição, ou seja, não interfere nas demais refeições.
Ou seja, você consome alimentos ricos em minerais, e o seu organismo não consegue absorvê-los totalmente devido ao bloqueio.

2. Inflamação E Outros Problemas De Saúde

A soja contém ácidos graxos, que são principalmente gorduras poli-insaturadas Ômega-6. Quando você consume muitos alimentos ricos em ômega-6 na dieta, pode levar à inflamação e vários problemas de saúde.

3. Disfunção Do Estrogênio

Ela contém uma grande quantidade de um composto biologicamente chamado de isoflavona, que funciona como fitoestrógeno (compostos à base de plantas que podem ativar receptores de estrogênio no corpo humano) (6).
São classificadas como diruptores endócrinos; substâncias químicas que interferem na função normal do corpo humano. As isoflavonas presentes na soja são: a genisteína, a daidzeína e a glicetina.
Essas susbtâncias podem causar o aumento da atividade do estrogênio natural do corpo ou reduzi-lo, interrompendo a função normal do corpo (7).
Os homens também possuem o estrogênio no organismo; porém, em quantidades elevadas pode ocasionar em alguns problemas de saúde para o homem.

4. Pode Causar Câncer De Mama

Estudos em animais apontam que a isoflavona presente na soja, pode causar câncer de mama (8,9,10), estimulando a proliferação e a atividade das células cancerígenas nos seios.
Em um estudo, 7 de 24 mulheres (29,2%) mostraram um maior número de células epiteliais de mama, quando foram suplementadas com proteína de soja (11).
Essa alteração pode indicar um grande risco de câncer de mama, que é o câncer mais comum entre as mulheres.

5. Problemas De Tireoide

Existe a preocupação no meio médico, de que consumir produtos com alto teor de soja possa eliminar a função da tireoide em algumas pessoas, e provocar o hipotireoidismo (12).
tireoide é uma importante glândula que regula o crescimento, e controla a taxa de energia gasta pelo corpo, além de possuir outras funções importantes.
Estudos indicam que as isoflavonas encontradas na soja, podem suprimir a formação de hormônios da tireoide em animais e humanos (1314).
Um estudo japonês feito em 37 adultos relatou sintomas relacionados com a função da tireoide suprimida, depois de comerem 30 gramas de soja todos os dias durante 3 meses.
O consumo regular de produtos do grão, ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotiroidismo em indivíduos predispostos.

6. Saúde Dos Bebês

Expor os filhos à isoflavona, presente na fórmula infantil à base de soja, é muito perigoso. A soja pode causar problemas neurológicos nos bebês e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) (15,16).
Sem falar que a fórmula infantil de soja, também é alta em alumínio, o que é prejudicial à saúde (17,18).
Em um estudo feito em bebês do sexo feminino e alimentadas com a fórmula de soja; constataram uma quantidade significativa à mais de tecido mamário aos 2 anos de idade, em comparação com aquelas alimentadas com o leite materno ou com uma fórmula à base de leite (19).
Também existem evidências de que a fórmula de soja durante a infância, possa levar a um aumento nas dores menstruais na idade adulta (20).
Sem comparação, o leite materno sempre será a melhor opção para o seu bebê. E no caso das mamães que não podem amamentar, fórmulas à base de leite pode ser uma opção ou a utilização de bancos de leite.

7. Desconfortos Abdominais

Como a maioria dos grãos, ela possui fibras insolúveis; algumas delas são a rafinose e estaquiose, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (21,22).
A rafinose e a estaquiose pertencem a uma classe de fibras chamada FODMAPs, que podem piorar a Síndrome do Intestino Irritável (SII) um distúrbio digestivo comum, mas muito desagradável. (23)
A minha dica é que você considere os perigos que ela e os seus derivados podem trazer para a saúde; tome as decisões necessárias para evitar o surgimento de doenças sérias.
Use outros alimentos para substituir os derivados da soja e a soja.
Como:
  • Quinoa
  • Sementes
  • Leite vegetal
  • Grão de bico
  • Para substituir óleo de soja: óleo de coco, óleo de abacate, banha de porco e outras gorduras saudáveis
Mas independente da sua decisão, sempre visite o médico.
SAÚDE É COISA SÉRIA!
Mas se você se preocupa com a alimentação; saiba que comer de vez em quando alguns alimentos naturais e não consumir soja ou os seus derivados, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.
Dr. Juliano Pimentel.


Soja: benefícios, tipos, nutrientes e como consumir

Rica em proteínas, ela atenua os efeitos da menopausa e reduz o colesterol

soja é um grão rico em proteínas cujo cultivo começou na Ásia há mais de cinco mil anos. A planta passou a ser explorada comercialmente no Ocidente apenas na segunda década do século vinte nos Estados Unido.

No Brasil, o cultivo do grão passou a ser estimulado em meados dos anos 1950 por ser a melhor alternativa de verão para suceder o trigo, cultivado no inverno. Atualmente, o país produz cerca de 75 milhões de toneladas de soja. A soja proporciona diversos benefícios para a saúde. O grão auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.

Os tipos de soja

A soja possui diversas variações, a mais famosa e cultivada é a amarela. Há outras duas versões que também são conhecidas e proporcionam benefícios para a saúde. São elas: edamame e soja preta.
A soja preta não só possui os mesmo benefícios da versão amarela como também conta com outros pontos positivos. O grão ajuda a emagrecer de acordo com um estudo da Universidade Católica da Coréia do Sul isto porque as antocianinas, fitoquímicos que proporcionam o pigmento escuro à soja preta, são capazes de agir nas células que armazenam gorduras em nosso corpo e favorecer a perda de peso. Este grão ainda possui cinco a sete vezes mais antioxidantes, chamados fitoesterois, do que a amarela. O pigmento preto que reveste esta soja forma uma espécie de casca em torno do grão o que ajuda a conservar melhor os seus nutrientes.

O edamame é a soja com os grãos ainda imaturos. Ela é interessante para a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Porém, o alimento possui baixa quantidade de isoflavonas.

Principais nutrientes da soja

Nutrientes (100 gramas de grão)Soja amarela crua -100 g (uma porção)Soja amarela cozida -100g (uma porção)
Calorias446 kcal173 kcal
Proteínas36,49 g16,64 g
Gorduras totais19,94 g8,97 g
Gorduras saturadas2,8 g1,3g
Gorduras monoinsaturadas4,4 g1,98 g
Gorduras poli-insaturadas11,2 g5 g
Carboidratos30,16 g9,93 g
Cálcio277 mg102 mg
Potássio1797 mg515 mg
Ferro15,7 mg5,14 mg
Fósforo704 mg245 mg
Sódio2 mg1 mg
Zinco4,89 mg1,15mg
Magnésio280 mg86 mg
Vitamina K47 mcg19,2 mcg
Vitamina E0,85 mg0,35 mg
Vitamina C6,0 mg1,7 mg
Fibra9,3 g6 g
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção máxima recomendada, 100 gramas (uma concha), deste grão carrega:
*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
A soja é rica em proteínas, nutriente que auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Assim, ela pode ser um bom substituto para a carne. Ela também é rica em fibras, por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

  • 73% das proteínas
  • 36% das gorduras
  • 13% das gorduras saturadas
  • 72% de vitamina K
  • 28% de cálcio
  • 112% de ferro
  • 101% de fósforo
  • 106% de magnésio
  • 70% de zinco
  • 37% das fibras.
Um dos principais destaques da composição da soja são as isoflavonas, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas da menopausa por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais. Em outras palavras, as isoflavonas atuam como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal.
O fósforo, nutriente que auxilia na manutenção do cálcio nos ossos, também é muito presente neste grão. O grão ainda possui boa quantidade de vitamina K que é necessária para o mecanismo de coagulação sanguínea.

Benefícios da soja

Atenua os efeitos da menopausa: O que caracteriza a menopausa é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. A soja pode ser uma grande aliada do equilíbrio hormonal, já que a estrutura das isoflavonas do alimento são semelhantes à do estrogênio. Assim, o consumo do grão pode funcionar como uma espécie de reposição hormonal para as mulheres que entram na menopausa ajudando a atenuar os problemas que ocorrem nesta fase.
O consumo das isoflavonas presentes na soja diminui a intensidade e a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia, sintomas típicos do climatério. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves.
Protege a saúde dos ossos: Apesar da soja ser rica em cálcio, uma porção possui cerca de 28% das necessidade diárias do nutriente, mas não é isto que faz com que ela seja boa para os ossos. Pois, o grão possui ácido fítico composto que dificulta a absorção do cálcio.
Os responsáveis por evitar a perda de massa óssea são as isoflavonas. Como elas têm efeito semelhante ao estrógeno vão proporcionar este benefício, especialmente durante a menopausa, fase em que os níveis deste hormônio feminino diminuem.
É importante ressaltar que o consumo de soja não é uma garantia de que a mulher não sofrerá com a osteoporose, pois a perda da massa óssea também está muito ligada a questões genéticas.
Reduz o colesterol: A saúde do coração também se beneficia com o consumo do grão. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a soja auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Isto ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 6.
Devido a este benefício, outra pesquisa realizada pela USP concluiu que a soja pode ser uma alternativa no tratamento de reposição hormonal para mulheres que sofrem de problemas cardiovasculares.
Previne o câncer de mama: O consumo de soja também está associado a um menor risco de câncer de mama em mulheres. Uma pesquisa realizada para o Japan Public Health Center Prospective Study on Cancer Cardiovascular Diseases e publicada no Journal of the National Cancer Institute da Universidade de Oxford no Reino Unido com 21852 mulheres concluiu que o consumo de soja diminui o risco de câncer devido às isoflavonas. Mulheres que ingeriram altas doses de isoflavonas tiveram aproximadamente metade do risco de desenvolver câncer de mama do que aquelas que ingeriram menores quantidades ao longo do estudo.
Melhora o trânsito intestinal: Por ser rica em fibras, uma porção possui 37% das necessidades diárias deste nutriente, a soja ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e a prisão de ventre.
Protege o pulmão: Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology concluiu após estudo com 444 mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão que consumir soja ajuda a melhorar a sobrevida de pacientes com esta doença. O motivo para isto seriam as isoflavonas que têm uma estrutura química semelhante ao estrógeno e podem ter um efeito anticâncer.

Quantidade recomendada de soja

A recomendação do Ministério da Saúde é consumir uma quantidade diária máxima de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas. Também é interessante não comer o alimento diariamente, procure restringir o consumo para três vezes por semana devido à alta quantidade de isoflavonas que, por terem efeito semelhante ao hormônio feminino, podem causar problemas quando ingeridas em excesso. A orientação vale tanto para homens quanto para mulheres.

Como consumir a soja




A soja pode ser consumida de diversas maneiras - Foto:Getty Images
A soja pode ser consumida de diversas maneiras - Foto:Getty Images

Existem diversas variações da soja, as principais formas em que ela pode ser consumida são como farinha, grão, tofu, óleo e soja texturizada. A melhor maneira de ingerir o alimento é como tofu, pois dessa forma os nutrientes da soja serão mais bem absorvidos pelo organismo.
O grão e a farinha também são opções interessantes e ricas em nutrientes. Ao preparar o primeiro é interessante deixá-lo de molho na água entre 10 e 12 horas antes do consumo, pois assim é possível diminuir a quantidade de ácido fítico na soja. Este composto dificulta a absorção de alguns nutrientes presentes no alimento, como o cálcio, o ferro e o zinco.
O leite de soja é uma boa alternativa, especialmente porque é enriquecido com cálcio durante a sua fabricação. O óleo de soja e a soja texturizada são alimentos empobrecidos em nutrientes em comparação as outras variedades do grão.

Compare a soja com outros alimentos

Em comparação a outros grãos, os principais diferenciais da soja são ser rica em cálcio e em proteínas. Porém, os outros alimentos desta tabela também são ricos em proteínas. Assim, a soja não é a única opção dos vegetarianos para substituir as carnes.
Quando comparada com a carne vermelha, a soja tem uma quantidade menor de proteínas. A quantidade máxima recomendada do grão tem 16,64 gramas deste macronutriente enquanto a da carne vermelha possui 27,31 gramas. Porém, a soja não tem colesterol, enquanto a carne conta com 24% da quantidade diária recomendada.
Nutrientes (100 g dos grãos)Soja cozidaFeijão preto cozidoFeijão carioca cozidoLentilha cozidaFeijão fradinho cozido
Calorias173 kcal77 kcal76 kcal93 kcal78 kcal
Proteínas16,64 g4,5 g4,8 g6,3 g5,1 g
Gorduras totais8,97 g0,5 g0,5 g0,5 g0,6 g
Carboidratos9,93 g14 g13,6 g16,3 g13,5 g
Cálcio102 mg29 mg27 mg16 mg17mg
Potássio515 mg256 mg255 mg220 mg253 mg
Ferro5,14 mg1,5 mg1,3 mg1,5 mg1,1 mg
Fósforo245 mg88 mg87 mg104 mg85 mg
Sódio1 mg2 mg2 mg1 mg1 mg
Zinco1,15mg0,7 mg0,7 mg1,1 mg1,1 mg
Magnésio86 mg40 mg42 mg22 mg38 mg
Fibra6 g8,4 g8,5 g7,9 g7,5 g
Fonte para soja cozida: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


Fonte para os outros grãos: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP

Combinando a soja

Linhaça + Soja: Ambos os alimentos tem fitoestrógenos, mas eles têm ações diferentes: a primeira contém as lignanas, enquanto a segunda traz isoflavonas. Ambas atuam de forma positiva nos sintomas da menopausa, e no lugar de vê-las como concorrentes, a maioria dos especialistas incentiva a juntar o consumo de ambas ao dia a dia, para assim potencializar esse tipo de efeito. Além disso, a soja em excesso pode trazer problemas na tireoide, o que torna sua associação com a linhaça ainda mais positiva para a saúde, considerando que haverá a redução do consumo de soja se for consumida com a linhaça.

Contraindicações

Pessoas com hipotireoidismo devem conversar com o seu médico antes de consumir a soja. Isto porque existe o risco teórico do grão dificultar a formação dos hormônios tireoidianos. Porém, a nutricionista Gisele Panvin, coordenadora de nutrição da Unilever, defende que esta crença é ultrapassada, pois a relação entre soja e tireoide foi observada na década de 1960 com a identificação de vários casos de bócio em crianças que ingeriram fórmula infantil a base do grão. Porém, esses casos não têm sido mais associados com a soja desde que as fórmulas foram fortificadas com o iodo.

Riscos do consumo em excesso

Há uma polêmica sobre se o excesso de soja pode causar problemas para a saúde ou não. Alguns especialistas defendem que como a soja é rica em isoflavonas, que são semelhantes ao hormônio feminino estrógeno, a concentração deste hormônio no organismo aumenta quando a pessoa ingere muito deste grão. Assim, existiria a possibilidade do consumo em excesso do grão por meninas ocasionar a puberdade precoce. Outro problema que poderia ocorrer é que a soja quando ingerida em grandes quantidades por homens prejudicaria a qualidade do esperma e consequentemente a fertilidade. Em ambos os casos ainda não se chegou a uma conclusão definitiva sobre se o alimento causa estes problemas de saúde.
Outras pesquisas afirmam que a estrutura química das isoflavonas é similar à do hormônio estrogênio, mas elas não são esteroides, mas sim um fitoestrogênio. Enquanto o hormônio exerce seus efeitos em dois tipos de receptores, as isoflavonas agem em somente um, que não está ligado a puberdade ou a problemas no esperma. Assim, a soja não seria prejudicial para as meninas ou os homens.
O excesso do consumo de soja pode ser considerado mais de dois copos de leite de soja diariamente ou uma quantidade de grãos de soja além daquela que você colocaria de feijão em seu prato. É interessante ingerir o grão até três vezes por semana na quantidade recomendada.
Algumas pessoas têm dificuldade de digerir a soja em sua forma de grão, nestes casos o alimento pode causar gases.
Fontes consultadas:
Nutrólogo Eric Slywitch, diretor do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Nutrólogo Roberto Navarro
Engenheira de alimentos Vera de Toledo Benassi, pesquisadora da Embrapa Soja
Nutricionista Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever
Homens não devem consumir? Saiba o que é mito e verdade sobre a soja
Apesar de oferecer muitos benefícios à saúde, alimento ainda é associado a polêmicas e tabus; descubra alguns deles


Na salada, no leite vegetal ou até mesmo no sanduíche: a soja está presente na alimentação dos brasileiros de muitas formas diferentes, todas igualmente nutritivas. Cultivada pela primeira vez há cerca de cinco mil anos, na Ásia, a soja é considerada uma excelente fonte de proteína vegetal, o que a torna ingrediente favorito de dietas veganas e vegetarianas.

Mas as vantagens não param por aí. Além do alto valor proteico, o grão oferece muitos benefícios à saúde de uma forma geral, como redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, manutenção da saúde óssea e também melhora do trânsito intestinal, graças à presença de fibras no alimento. E a melhor parte é que você pode consumir a soja como bem preferir, do café da manhã ao jantar.
"A soja é considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal e vem demonstrando seu valor para a saúde por conta do seu bom perfil nutricional. Por ser rica em nutrientes, proteínas e gorduras essenciais, como ômegas 3 e 6, além de possuir quantidades significativas de minerais, como cálcio, cobre, ferro, fósforo e zinco, e vitaminas do complexo B", observa o nutricionista Breno da Silva Lozi, professor de Nutrição e Dietética no Centro de Ensino Enf-Ciência, em Minas Gerais.
Apesar das boas notícias, esse grão ainda é cercado por mitos e temores. Pensando em esclarecer o que é real e o que é boato quando o assunto é soja, o Minha Vida conversou com especialistas para desvendar algumas das principais dúvidas dos leitores em relação aos benefícios e melhores formas de consumo do alimento. Veja abaixo:

A soja é prejudicial para os homens?

As isoflavonas são compostos fitoquímicos presentes na soja que, nas mulheres, ajudam a reduzir efeitos adversos da menopausa, TPM e até perda da massa óssea. Por isso, difundiu-se a ideia errônea de que a soja, nos homens, seria responsável pelo surgimento de características femininas, como seios e diminuição da testosterona. A ciência prova o contrário.
"Vários estudos científicos demonstram que homens podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos. Ao contrário, algumas pesquisas observaram que a isoflavona poderia ter efeitos benéficos no sentido de proteger contra o câncer de próstata", esclarece o nutricionista Breno Lozi.

A soja previne doenças cardiovasculares?
Tudo começa com o fato de que a soja é rica em fibras do tipo solúveis e insolúveis, que reduzem a absorção de colesterol pelo organismo. Dessa forma, ela acaba prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

"Este alimento funcional possui um papel preventivo e terapêutico em relação às doenças relacionadas ao coração. Quando consumida diariamente, a soja previne em até quatro vezes as doenças cardíacas nas mulheres. Os componentes da soja agem no controle do acúmulo de gordura nas artérias, auxiliando na redução do colesterol e o risco de doenças cardíacas", afirma o nutricionista Breno Lozi.

A soja melhora o funcionamento do intestino?
Como atenta a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a alimentação não se baseia apenas pela questão nutricional, ou seja, o paladar também é importante. Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas.

A soja não deve ser consumida todos os dias?
Como atenta a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a alimentação não se baseia apenas pela questão nutricional, ou seja, o paladar também é importante. Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas.

"Sempre falo que não existe uma regra para todos os alimentos. Então, ela pode ser ingerida todos os dias, só depende da maneira como você a consome. Gosto muito dos alimentos que são derivados da soja e fermentados, como o tofu, por exemplo. Ele tem mais benefícios que a soja em si. O importante, na verdade, é o conjunto da alimentação, não só a soja. Não existe um alimento isoladamente que vai ser milagroso em um aspecto ou que vai te prejudicar", pontua a especialista.

A soja faz mal na infância?

Na infância, é muito importante contar com a recomendação do pediatra, nutricionista ou nutrólogo sobre a quantidade de soja adequada para a criança em cada fase do desenvolvimento. Não há um consenso científico sobre os efeitos da soja em crianças, portanto, a recomendação dos especialistas é a de que não haja o consumo excessivo.
"A soja de fato possui muitos benefícios, mas as crianças devem consumi-la com muita moderação, já que o excesso deste alimento pode prejudicar o crescimento e proporcionar alterações hormonais. A soja possui fitoestrógeno, que é uma substância vegetal parecida com o estrógeno, o hormônio feminino. Os resultados ainda não determinaram um consenso científico, por isso a recomendação é não exagerar no consumo", ressalta o nutricionista Breno Lozi.

A soja causa má digestão?

Em alguns casos, a soja pode estimular alguns desconfortos gastrointestinais, como dores na região abdominal e flatulência. De acordo com a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, isso ocorre devido à presença de um componente na soja, conhecido como fitato. Para amenizar as reações causadas pelos fitatos da soja, a dica é investir na técnica de remolho, deixando os grãos ficam submersos na água por um determinado tempo. Isso vale também para outros tipos de leguminosas, como feijão e grão de bico.
"Os fitatos são conhecidos por diminuir a disponibilidade de diversos nutrientes, em particular o zinco (um mineral muito importante para o funcionamento do organismo, inclusive para a digestão de outros nutrientes) e o cálcio, diminuindo também a absorção de proteínas e aminoácidos. O ideal é deixar de molho em água de um dia para o outro para promover a fermentação natural. Somente o processo térmico não irá amenizar. Desta forma, a quantidade de fitatos é reduzida em cerca de 90%", esclarece a especialista.


Soja aumentaria risco de câncer de próstata agressivo
A culpada seria a isoflavona, substância presente em alta quantidade no grão. Mas essa relação não foi encontrada em tumores mais brandos na glândula
Afinal, comer soja previne ou provoca câncer? Aparentemente, as duas coisas. Se por um lado ela parece proteger mulheres de tumores nas mamas, por outro estaria ligada ao aparecimento de versões graves dessa doença na próstata dos homens.
É pelo menos isso o que sugere um trabalho publicado no International Journal of Cancer, um dos principais periódicos dedicados ao estudo da enfermidade. Os pesquisadores, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, analisaram a dieta de mais de 2 500 indivíduos com câncer na glândula.
No final, eles notaram que os homens que incluíam a soja ou seus derivados com frequência no cardápio possuíam um risco maior de descobrir tumores em estágios mais avançados. Até metástases em órgãos distantes da região eram mais comuns no grupo adepto de tofu, shoyu e companhia limitada.
A suspeita principal para esse elo recai sobre a isoflavona, composto que atua no corpo de maneira semelhante ao estrogênio, o hormônio sexual feminino.

O que é a isoflavona

Em resumo, ela engloba uma classe de moléculas que atuam como protetores da planta contra agressores naturais. “Até por isso, ela está presente em maior quantidade na soja orgânica do que na transgênica”, aponta Andréa Esquivel, nutricionista consultora na Gastronomia Nutritiva, em São Paulo. A soja e seus derivados, como o tofu, são as principais fontes dessa substância.
Como ela se assemelha ao estrogênio, uma vez no organismo se liga a células que utilizam esse hormônio no corpo. “Para mulheres, isso é bom, porque supre carências hormonais especialmente no pós-menopausa e protege contra o câncer de mama”, ensina Andréa. “Mas, para os homens, a próstata pode ficar estimulada demais, o que favoreceria o aparecimento de tumores”, completa Andréa.
Agora, tenha em mente que isso está longe de ser uma verdade científica. Antes de tudo, outras evidências apontam o caminho inverso: uma especialista da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, por exemplo, chegou a indicar que o consumo de soja afastaria o risco de câncer na próstata.
Mais: os próprios autores concluem o trabalho dizendo que o achado precisa ser confirmado em novos estudos, com um número maior de participantes. Acima disso, o levantamento americano só aponta um elo entre o consumo de isoflavona e o câncer de próstata. É possível, portanto, que outro fator escondido associado com a ingestão dessa molécula esteja por trás da conexão.
Também é preciso compreender melhor como a isoflavona atua no corpo e por que estaria atrelada aos tumores. “Sem contar que seria preciso consumir muita soja todos os dias para dizer que ela, por si só, causa o câncer”, finaliza a nutricionista. Enquanto a ciência corre atrás das respostas para esse ponto, o que se pede é moderação.

Pesquisas apontam efeitos colaterais do consumo da soja




Alimento de uso milenar, a soja conquistou o público brasileiro e não faltam profissionais que indiquem seu uso para se obter benefícios para a saúde. Os ''milagres'' propostos são inúmeros, da superação dos efeitos da menopausa até a prevenção de uma série de tipos de câncer. Mas, nesse ambiente de tanta confiabilidade, surgem dúvidas quanto aos efeitos colaterais.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos publicaram na revista científica Human Reproduction estudo que revela a redução de espermatozóides durante o consumo de soja. Os pesquisadores observaram que os participantes que consumiam em média uma porção de comida à base de soja em dias alternados, apresentavam uma redução de 41 milhões no número de espermatozóides. A concentração considerada normal de espermatozóides no sêmen fica entre 80 e 120 milhões por mililitro.


A explicação para esse efeito colateral em relação aos hormônios masculinos, segundo a pesquisa, está na alta quantidade de isoflavonas, substância de efeitos parecidos aos do estrogênio (hormônio feminino), encontradas em grande quantidade nas proteínas da soja.

Além da infertilidade, outro efeito colateral que vem sendo discutido é a ginecomastia, o aumento do volume mamário nos homens. Segundo a nutricionista, Flavia Pagano, o exagero de consumo de produtos de soja por homens vegetarianos, confirmou o efeito. ''É como se o homem em questão tivesse se tratado com estrógenos (ou seja, hormônios da mulher). Este tipo de problema é raro, e com a suspensão temporária dos produtos de soja, a ginecomastia tende a regredir'', afirma a nutricionista.

Segundo a professora e nutricionista Rejane Dias das Neves Souza, uma pesquisa como essa deve ser repetida por outras instituições para que seus resultados sejam dados como oficiais. ''No campo da ciência, para se declarar algo como comprovado é necessário que vários cientistas apontem os mesmos resultados'', afirma.

Em Belfast, na Irlanda do Norte, pesquisadores do hospital Royal Victoria, têm de dedicado ao estudo desde 2004 e divulgam os mesmos resultados.

A nutricionista Elaine Cristina de Melo desconsidera qualquer dano atribuído à soja. ''Até hoje as pesquisas sempre apontaram benefícios. Ela é utilizada tanto para ajudar na reposição dos hormônios femininos na menopausa como também para diminuir os sintomas da andropausa, que é o período de queda da taxa hormonal no homem durante o processo de envelhecimento. O importante é usar a soja nas devidas proporções. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aponta que seu uso deve ser de até 25g diários para se obter benefícios'', esclarece.

Já o médico pediatra, Jonilson Favareto, avalia que o problema está no excesso do uso do alimento. ''O uso bem indicado da soja, nas proporções corretas da pirâmide nutricional, não constitui risco para a saúde. O perigo está no uso em excesso'', afirma.

Consumidores mantêm cautela

Depois de substituir o leite de vaca por sucos de fruta à base de soja, o universitário João Talis de Oliveira Mercadante decidiu rever o hábito ao tomar conhecimento da pesquisa de Harvard. ''Eu não vou ficar esperando que seja noticiado que outras pessoas ficaram estéreis para ter cuidado com a soja. Ela pode ser ótima para muitas coisas, mas se a Harvard aponta esse resultado, e se publicou em uma revista científica, já é suficiente para que eu dose o consumo'', afirma.

O medo de efeitos colaterais preocupa chega aos pais. A bibliotecária Fernanda Serrano tem evitado o uso na alimentação de seu filho de três anos. Ela conta que trabalha em uma universidade e faz buscas em banco de dados para vários cursos, entre eles o de nutrição. ''Tenho conhecimento dos estudos sobre a soja que várias instituições têm feito. Como há alguns casos que alertam para o uso nos meninos de dois a sete anos, pelo estímulo do hormônio feminino, eu cortei radicalmente os sucos de soja na alimentação do meu filho'', afirma.

O auxiliar de administração, Willian Mendonça, que planeja com sua esposa a gravidez ainda este ano, tem procurado conhecer os ingredientes dos alimentos que consome, para saber a quantidade de proteínas de soja. ''Tomei conhecimento da pesquisa e ainda que outros especialistas digam que não há provas suficientes, eu não vou arriscar. Quando se trata de saúde, como podemos arriscar?'', questiona.
Bruno Maffi - Especial para Folha

soybeans

Quais São Os Perigos Da Soja?

A soja é vendida para nós como um alimento super saudável. Até pra emagrecer ela parece promissora: tem uma glicemia consideravelmente baixa e uma boa quantidade de proteína. Mas o que diz a ciência independente e livre de interesses?
Bom, vou ser redundante aqui ao te dizer que a indústria investe dinheiro em publicidade pra te fazer querer comprar um produto, né?
Sempre que existem interesses financeiros exorbitantes, existe uma pequena possibilidade do financiamento de estudos científicos duvidosos e a manipulação da informação a fim de defender estes interesses. Ou seja, existe uma pequena possibilidade de uma grande indústria investir dinheiro em pesquisas científicas favoráveis a ela.
Vamos então aos fatos sobre a soja e o que diz os estudos independentes, pra que você tire suas próprias conclusões.

Sobre a soja:

1 – A Soja é Riquíssima em Fitoestrogenos
Fitoestrógeno ou isoflavonas são moléculas que se assemelham ao estrogênio no nosso organismo. São ditas por aí como benéficas, porém existem estudos independentes que discordam. As isoflavonas funcionam como um pesticida, deixando os animais que consomem soja inférteis.
Existem estudos que demonstram que as isoflavonas podem previnir a ovulação e estimular o crescimento de células cancerígenas. 38mg de isoflavonas por dia(menos do que o que tem em um copo de leite de soja), pode resultar em hipotireoidismo, letargia, constipação, fadiga e ganho de peso.
As isoflavonas causam problemas reprodutivos, infertilidade, doenças na tireóide e no fígado de cobaias, ratos, esturjões, codornas, ovelhas, porcos e macacos sagüis.
Um estudo suiço em 1992 estimou que 100g de proteína de soja equivalem a uma pílula anticoncepcional. Um bebê alimentado com formula a base de soja pode chegar a ter a concentração de estrogênio equivalente a 5 pílulas anticoncepcionais por dia.
2 – A Soja é Riquíssima em Goitrogênicos
Goitrogênicos atrapalham a sua tireóide de conseguir a quantidade ideal de iodo. Mal humor, ganho de peso, fadiga, baixa resistência a gripes e resfriados, e por aí vai. em 1997 foi descoberto que o principal goitrogênico na soja eram as próprias isoflavonas.
3 – A Soja é riquíssima em fitatos e inibidores de tripsina
Se você já viu o artigo sobre arroz sabe que esse é um dos problemas com o arroz integral, certo? os fitatos atrapalham a absorção de minerais. No caso da soja, apenas alimentos fermentados de soja tem os fitatos inibidos. Os inibidores de tripsina atrapalham a correta absorção de proteínas. Sem a quantidade necessária de tripsina, você pode ter problemas digestivos e intestinais também.
4 – Sobre a proteína isolada de soja:
pisA proteína isolada de soja aumenta a necessidade de vitamina D, E, K e B12 e causa sintomas de deficiência dos minerais cálcio, magnésio, manganês, molibdeno, cobre, ferro e zinco. Animais alimentados com proteína de soja apresentam pancreas e tireóide aumentados e aumento de gordura no fígado.
5 – Cerca de 90% da soja no brasil é transgênica.
Existe não um, mas um arsenal de estudos científicos ligando o consumo de soja transgênica a todos estes problemas acima. No geral, problemas relacionados aos níveis hormonais, fertilidade, toxicidade e saúde dos órgãos, incluindo uma taxa de mortalidade de 56% dos filhotes de cobaias.

Eu tou fora! E você?

Fato é que eu não preciso de comer soja pra nada, nem pra emagrecer nem pra manter meu peso ideal. Também ajudo uma série de pessoas a emagrecer sem precisar de soja.
Pelo montante de evidência que vi, prefiro evitar mesmo. Eu não sei qual é a sua conclusão, mas te peço pra, no mínimo, adotar uma postura mais cética e científica em relação ao mundo. Na dúvida, duvide!
Geosh.

Soja reduz riscos de câncer de mama, sugerem pesquisas
Pesquisa envolveu três institutos de países diferentes
Pesquisa envolveu três institutos de países diferentes
Consumir produtos à base de soja pode ajudar a reduzir o risco de as mulheres desenvolverem câncer de mama, de acordo com pesquisa.

O resultado mostrou que as mulheres que têm alimentação rica em soja possuem menor propensão a terem o tecido do seio mais denso.

As qualidades do grão começaram a ser analisadas após se verificar os baixos índices de câncer de mama em países como a China e o Japão, onde é grande o consumo de alimentos à base de soja.

Mas ainda não há um estudo científico conclusivo que dê suporte a esta teoria.

Pesquisas

Pesquisadores do Instituto Britânico do Câncer, da Universidade Nacional de Cingapura e do Instituto de Câncer dos Estados Unidos analisaram os resultados de dois estudos feitos em Cingapura.

O primeiro acompanhou a alimentação de um grupo de mulheres.

O segundo trabalhou com exames de mamografia para analisar a densidade do tecido do seio das voluntárias.

Anteriormente, pesquisas já tinham demonstrado que a densidade do tecido do seio está associada ao aumento do risco de câncer de mama.

Estrogênio

As pesquisas trabalharam ao todo com 406 mulheres.

Aquela que consumiam soja apresentaram 60% menos propensão ao espessamento do tecido do seio, do que as que comiam menos produtos à base de soja.

As propriedades da soja em relação aos riscos de câncer de mama são ligadas ao componente químico isoflavona, que poderia imita a atuação do hormônio feminino estrogênio.

Este hormônio é capaz de prolongar o ciclo menstrual das mulheres. E quanto menos ciclos a mulher tiver em sua vida, menor são é o risco de desenvolver o câncer de mama

Fonte:https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/020706_sojacs.shtml
Com o aumento expressivo dos índices de obesidade, excesso de peso e também com o aumento da incidência de inúmeras doenças, muitas pessoas começaram a buscar uma vida mais saudável através do consumo de outros alimentos, inclusive vegetarianos, que podem auxiliar na melhoria da saúde como um todo.
Os produtos à base de soja, entre eles a carne de soja, estão entre os mais procurados neste sentido, com a promessa de que podem trazer muitos benefícios ao organismo. No entanto, estes mesmos alimentos ainda geram muitas dúvidas sobre os efeitos a longo prazo no organismo.
Vamos entender se a carne de soja faz mal ou faz bem à saúde, conhecer as principais propriedades deste alimento e algumas dicas de como utilizar no seu dia a dia.

O que é e saiba se a carne de soja faz mal?

A soja é uma leguminosa que, de acordo com historiadores, surgiu nas regiões central e do norte da China, há mais de 5 mil anos. Esta planta foi levada à Europa pelo botânico Engelbert Kaempfer, em 1972, mas sua produção ficou limitada devido ao tipo de clima e às condições do solo presentes.
No Brasil, este grão foi introduzido à agricultura na década de 60, tornando-se uma das maiores produções hoje no país e no mundo. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do planeta, perdendo somente para os Estados Unidos.
Segundo dados da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil produziu, em 2014, cerca de 100 milhões de toneladas de soja, sendo que mais de 60 milhões de toneladas foram para exportação.
O grão de soja é um produto bastante versátil que pode ser consumido in natura ou transformado em diversos outros produtos processados, como a farinha de soja integral, o extrato ou leite de soja, os produtos fermentados de soja como o missô, o shoyu e o tempeh, o óleo de soja, assim como as proteínas de soja texturizada (a carne de soja), concentrada e isolada, entre outros.

Os produtos proteicos de origem vegetal que são obtidos a partir da soja, entre eles a carne de soja, são alimentos com altos teores de proteína em sua composição, entre 40% a 90%, que podem ser encontrados na forma texturizada, concentrada ou isolada, e que possuem um grande apelo nutricional e são frequentemente associados a uma vida mais saudável.
A carne de soja é produzida a partir da farinha de soja desengordurada, por um processo chamado de extrusão, que é realizado em altas temperaturas, e que tem como objetivo tornar o produto com uma estrutura e aparência mais próxima da carne bovina.
A carne de soja é rica em diversos nutrientes, sendo que cada 100 gramas deste produto contêm, aproximadamente, 38 gramas de carboidratos, 51 gramas de proteínas, 1,2 gramas de gordura e 4,3 gramas de fibras alimentares. Em função disto, o consumo deste alimento aumentou de forma considerável, principalmente por pessoas que desejam uma vida melhor. Mas muitos pesquisadores questionam se a carne de soja faz mal ou se realmente faz bem para a saúde.

Por que alguns especialistas acreditam que a carne de soja faz mal à saúde?

Um dos motivos para que se questione se a carne de soja faz mal está no fato de que boa parte da produção de soja atualmente é transgênica. Somente nos Estados Unidos, mais de 90% da produção de soja é geneticamente modificada e as culturas são pulverizadas com produtos que podem estar associados a diversos efeitos colaterais para a saúde.
Veja, a seguir, alguns dos motivos pelo qual a carne de soja faz mal, segundo algumas pesquisas e profissionais da área:
– Pode atrapalhar a produção de hormônios femininos:
O consumo de carne de soja pode gerar problemas de saúde porque a soja contém isoflavonas que podem atrapalhar a produção natural de hormônios.
Os estrogênios são hormônios esteroides encontrados principalmente em mulheres que desempenham um papel fundamental na regulação do desenvolvimento sexual. Os receptores de estrogênio não são muito seletivos em relação às substâncias que podem ativá-los, tais como as isoflavonas, o que pode interferir na função normal dos hormônios no organismo e gerando problemas de saúde.
– Pode atrapalhar a produção de hormônios masculinos
Um estudo realizado com um grupo de homens em uma clínica de infertilidade mostrou que aqueles que haviam comido mais soja nos últimos 3 anos tiveram a menor contagem de espermatozoides. Muitos acreditam que a carne de soja faz mal porque pode reduzir os níveis de testosterona, mas o efeito parece ser fraco e inconsistente.
– Pode aumentar o risco de câncer de mama
Algumas pesquisas mostram que as isoflavonas presentes na carne de soja podem aumentar os riscos de câncer de mama, pois estas possuem a capacidade de estimular a proliferação e a atividade das células epiteliais nos seios, que são as células com maior probabilidade de se tornarem cancerígenas. Por fim, outros estudos também mostram que a soja pode causar leves interrupções no ciclo menstrual, levando a atrasos ou menstruação prolongada.
– Pode atrapalhar a função da tireoide
As isoflavonas da soja também funcionam como goitrogênios, substâncias que interferem na função da tireoide. Eles podem inibir a função da enzima tireoide peroxidase, que é essencial para a produção dos hormônios desta glândula.
Um estudo com adultos revelou que 30 gramas de soja consumidos por 3 meses elevaram os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH), um marcador de função da tireoide prejudicada.

E por que outros afirmam que a carne de soja faz bem à saúde?

Muitas pesquisas mostram que os produtos feitos a base de soja podem contribuir de forma positiva para a saúde. A soja é um produto nutritivo, rico em muitos nutrientes como a vitamina B6, o ácido fólico, a riboflavina, a tiamina, a vitamina K, além de conter diversos minerais, entre eles o ferro, o cálcio, o manganês, o selênio, o cobre, o fósforo e o magnésio.
Veja, a seguir, alguns dos benefícios deste produto e motivos pelos quais a carne de soja é saudável:
– Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
As proteínas na carne de soja desempenham um papel importante no sistema imunológico, auxiliando na redução dos processos inflamatórios e também fortalecendo o sistema imune. Pesquisas mostram que os peptídeos presentes na proteína da carne de soja são capazes de inibir a expressão de substâncias pró-inflamatórias, entre elas as citocinas, atuando de forma a reduzir os processos inflamatórios crônicos no organismo.
Além disso, outros estudos mostram que estes peptídeos podem aumentar as defesas do organismo, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea no cérebro, sustentando, assim, que a carne de soja é saudável.
– Ajuda na redução de peso
Um dos grandes benefícios da carne de soja é que ela pode contribuir bastante no gerenciamento do peso, pois as proteínas presentes neste alimento ajudam a reduzir a velocidade do esvaziamento gástrico, aumentando, assim, a saciedade e contribuindo para o controle do apetite.
Além disso, estudos mostram que os peptídeos presentes na carne de soja podem aumentar a expressão dos receptores do hormônio colecistoquinina, que é responsável pelo aumento da sensação de saciedade.
– Auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 46% das mortes em todo o mundo no ano de 2012, representando um sério problema de saúde pública. Um dos principais fatores de risco para a ocorrência destas doenças é a síndrome metabólica, que é caracterizada pelo excesso de gordura abdominal, níveis elevados de triglicerídeos no sangue, alta pressão sanguínea e níveis elevados de glicose.
Estudos mostram que as proteínas presentes na carne de soja podem reduzir o risco de desenvolvimento de todos estes fatores, prevenindo as doenças cardiovasculares.
– Ajuda a evitar doenças em função do envelhecimento
O processo de envelhecimento pode aumentar muito o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, entre elas a osteoporose e a sarcopenia, que são caracterizadas pela redução das estruturas óssea e muscular.
Em estudos realizados com um grupo que consumiu pelo menos 40 gramas de proteína de soja por um período de três meses, houve redução significativa nos riscos de fraturas em homens saudáveis.
– Aumenta o ganho de massa muscular
Um estudo realizado com homens jovens submetidos a treinos de resistência, com frequência de três vezes por semana, mostrou que o consumo de suplementos contendo a proteína de soja foi capaz de aumentar a massa magra após três meses. Além disso, muitas pesquisas mostram que as proteínas presentes na carne de soja auxiliam no aumento da massa muscular da mesma forma que as proteínas presentes no leite, e que sua combinação melhora ainda mais a disponibilidade de aminoácidos.

Conclusão

Os produtos obtidos a partir da soja, entre eles a carne de soja, são alimentos com altos teores de proteína em sua composição e que possuem um grande apelo nutricional, sendo muito associados a uma vida mais saudável.
A carne de soja é rica em diversos nutrientes, mas muitos pesquisadores ainda questionam se a carne de soja faz mal ou se ela realmente faz bem para a saúde.
Estudos mostram que a carne de soja pode trazer diversos benefícios à saúde, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e evitando problemas gerados pelo envelhecimento do organismo


Vista como alimento ideal, soja pode se tornar vilã quando consumida em excesso
Cultivada há milênios pelos orientais, a soja é hoje reconhecida como uma das principais fontes de proteína e óleo vegetal do mundo – e o Brasil é um dos seus principais produtores. Este grão faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. Tem alto valor proteico, é rico em ferro, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e fibras - nutrientes importantes para a nossa saúde. Durante um tempo, a soja foi vista como um “grão milagroso”, que poderia prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, colesterol alto, osteoporose, diabetes e até câncer. Porém, muitos estudos já realizados e outros ainda em curso apontam que a soja, como qualquer outro ali... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/07/02/a-soja-e-vista-como-alimento-ideal-mas-em-excesso-pode-se-tornar-vila.htm?cmpid=copiaecola

Os riscos do consumo se soja

Os%20riscos%20do%20consumo%20se%20soja
A soja é um alimento de incrível popularidade ao procurar melhorar a alimentação, mas justamente por isso pode acontecer que as pessoas não tenham pensado nos riscos do seu consumo em excesso; mas a realidade é que eles existem e você deve estar precavido enquanto a eles, pois por mais saudável que a soja possa ser e a quantidade de propriedades associadas a ela, os excessos de soja na sua alimentação pode trazer prejuízo; veja por que você deve moderar o uso da soja:
Em primeiro lugar, os excessos no consumo da soja estão  associados ao risco de câncer de peito; a soja contêm altos níveis de fitoestrógenos, que podem causar um problema de desbalance nas hormonas, aumentando o risco de câncer.
Além disso, assim como para as mulheres significa o risco de câncer de peito, no caso dos homens está associada ao aumento do risco de infertilidade. Os fitoestrógenos também influem nisto, pois em excesso prejudicam ao esperma e ao libido masculino.
A soja em excesso prejudica também à glândula tiroides, e estudos têm encontrado que o hipotiroidismo está associado às isoflavonas da soja. As crianças que consomem muita soja são especialmente susceptíveis de desenvolver esta doença.

Os males da soja. Sim, eles existem

Existe todo um imaginário popular em torno das comidas “saudáveis”, mas é sempre difícil medir até onde vão esses benefícios. A sabedoria popular muda de pessoa para pessoa, ninguém consegue dizer o que faz bem e o que faz mal – todos os alimentos parecem ter contra-indicações. Estranhamente, nunca tinha visto alguém falar mal da soja.
A heroína dos grãos é tida como o arauto da saúde, o algoz de todos os males da alimentação e, por isso, muitas vezes figura nas dietas e planos alimentares. Ao menos, essa era a minha percepção e de muitas com quem já conversei sobre o assunto. Até eu ler um artigo que mostra que a realidade não é bem assim.
Dr. Alexandre Feldman é clínico geral e especialista em distúrbios como a enxaqueca, tendo algumas publicações na área. Esse artigo joga uma luz nessa febre que vemos hoje em dia, onde pessoas colocam soja onde podem, afirmando que “é uma ótima fonte de proteínas” ou então que “é uma sabedoria milenar oriental”, coisas do gênero.
Sim, de fato algumas culturas usam muita soja, mas geralmente a forma “saudável” dela: molhos (shoyu) e missô, derivados a partir de um processo de fermentação. O grão da soja é rico em substâncias que inibem a enzima tripsina, que se bem me lembro das aulas de Biologia do colégio, é essencial na digestão pois é responsável por quebrar as proteínas. Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças.
Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação. Também encontramos fitatos ou ácidos fíticos (presentes em todas as sementes), que impedem a absorção de substâncias vitais como magésio, ferro, cálcio e zinco. Os problemas que podem surgir são vários: enxaquecas, osteoporose e anemia.

Tudo muito bom... ou não?
Aparentemente, o único modo de se livrar totalmente dessas substâncias é através da fermentação, de onde saem o shoyu e o missô. Nem o queijo mais hype das dietas, o tofu, está livre. No seu preparo, as substâncias nocivas não são retiradas por completo, e recomenda-se lavar bem a peça antes de comer.
O leite de soja, então, parece ser dos piores: o preparo destrói as proteínas, não elimina os antinutrientes e utiliza substâncias a base de petróleo, cancerígenas.
Não sou nem um pouco adepto de teorias conspiratórias, mas é interessante observar que a “febre da soja” e a estranha falta de discussão sobre seus males coincide com essa que é há anos a maior industria de agronegócio do Brasil. Sendo que 80% de sua produção se concentra na região sul.
Plantação de soja
Lembro de alguns anos atrás meu pai comentar “Pra que plantar tanta soja? Quem é que come soja?”. Pois é, pelo jeito muita gente come, e o perigo pode ser grande para aqueles que abusam do grão, seja para emagrecer, para basear uma dieta vegetariana ou simplesmente para ter uma alimentação mais saudável de acordo com a Capricho.
Fonte:

Comentários

  1. I have become happy to have a look at this newsletter after searching at google, after reading I have written a chunk of the article about fruit flies apple cider vinegar : Thank you for the thing and supporting me.

    ResponderExcluir

Postar um comentário