BELEZA VERDE: DO SABONETE EM BARRA A ESCOVAS DE DENTE DE BAMBÚ: MICROEMPRESÁRIA APOSTA NO RAMO DOS COSMÉTICOS NATURAIS

 

Bárbara Talarico, de Sorocaba (SP), decidiu investir no ramo da 'beleza verde' — Foto: Arquivo pessoal

Bárbara Talarico, de Sorocaba (SP), decidiu investir no ramo da 'beleza verde' — Foto: Arquivo pessoal



De sabonetes em barra a escovas de dente de bambu: microempresária aposta no ramo da 'beleza verde'

No Dia do Veganismo, comemorado nesta quarta-feira (1º), Bárbara Vila Talarico, de Sorocaba (SP), explica como é possível unir beleza e sustentabilidade.

Por Madu Nalesso*, g1 Sorocaba e Jundiaí

01/11/2023 06h59  Atualizado há 10 horas


Você já parou para pensar no quanto a rotina de beleza pode impactar o meio ambiente? Seja nas embalagens, nos componentes químicos ou, até mesmo, na forma como o produto é testado. Foi pensando nisso que a microempresária Bárbara Talarico, de Sorocaba (SP)decidiu investir no ramo da chamada "beleza verde".

Dia Mundial do Veganismo é comemorado nesta quarta-feira (1º) e, apesar de este ser um assunto bastante discutido na área do autocuidado nos dias de hoje, ainda é difícil encontrar grandes marcas que se preocupem com o impacto que seus produtos causam na natureza.

Para Bárbara, a aposta na "beleza verde" foi uma forma de se reinventar e mostrar que é possível produzir cosméticos de forma menos prejudicial para o meio ambiente. A ideia surgiu em 2021, ainda na época da pandemia.

"As coisas estavam um pouco instáveis. Eu sou formada em administração e, atualmente, trabalho com tecnologia, mas, como acabei ficando um pouco ociosa, fiz alguns cursos relacionados a cosméticos naturais. Foi então que surgiu a ideia de criar a marca", conta.


Cosméticos naturais

A grande aposta de Bárbara foi nos produtos do dia a dia. Sabonetes, desodorantes, shampoo, condicionador e escova de dente de bambu são alguns dos itens produzidos e vendidos por ela em sua loja virtual. Os valores variam entre R$ 7 e R$ 40.

"A empresa começou, na realidade, produzindo apenas sabonetes. Com isso, eu acabei gostando dos cosméticos naturais e introduzindo não só o sabonete vegano, mas outros cosméticos na minha rotina diária. Por fim, acabei trazendo tudo que eu gostei para a minha própria marca", continua.

Por se tratar de uma microempresa, alguns produtos são mais difíceis de produzir. Por isso, Bárbara investe em parcerias que sigam a mesma linha de pensamento dela.

"Alguns produtos a gente produz, outros a gente faz parcerias com empresas que têm o mesmo propósito, a fim de realmente trazer tudo que a gente precisa ter para um autocuidado natural e sustentável. Um exemplo é a escova de dente de bambu, que, no final de sua vida útil, pode ser reutilizada como compostagem, basta retirar a 'cabeça' dela e utilizar o corpo."

Escova de dente de bambu pode ser reutilizada como compostagem — Foto: Divulgação

Escova de dente de bambu pode ser reutilizada como compostagem — Foto: Divulgação

Embalagens reutilizáveis

Com o intuito de promover a consciência ambiental como um todo, não só os componentes e ativos da marca são naturais, mas todas as embalagens também foram pensadas por Bárbara para que sejam reutilizáveis ou que tenham um descarte com menor impacto na natureza.

"Os sabonetes, shampoo e condicionador são em barra. Todos eles são embalados em uma caixinha que é dobrada em origami. Então, a gente dobra uma a uma. E é feita de papel craft, que é sustentável, biodegradável", explica.

"A ideia é primeiro a questão do reaproveitamento, então você pode reaproveitar para colocar bijuteria, para colocar aqueles 'araminhos' que a gente usa para fechar a embalagem, para fazer sementeira, enfim, você pode usar de muitas formas, pode inclusive colocar na compostagem."

Mas, afinal, o que é 'beleza verde'?

A "beleza verde" tem como objetivo a preservação ambiental através do investimento em produtos produzidos com insumos naturais que não agridem o meio ambiente. Além disso, é importante que esses cosméticos sejam "cruelty-free", ou seja, sem testagem em animais.

Para quem, assim como Bárbara, tem vontade de se aprofundar neste ramo dos cosméticos, a microempresária dá algumas dicas:

"Escolha um produto para começar. É muito difícil você ter uma gama de produtos, porque vai ter que ter um investimento mais alto em matéria-prima, em materiais para produção, em espaço... Então, primeiro escolha com qual produto você quer começar", orienta.

"Outra coisa muito importante é o estudo. É necessário tanto o estudo da parte do produto em si, das matérias-primas, de entender como é a fabricação de um cosmético natural, como também entender toda a área administrativa, financeira, e de como esse produto será vendido" finaliza.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku


Fonte:https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2023/11/01/de-sabonetes-em-barra-a-escovas-de-dente-de-bambu-microempresaria-aposta-no-ramo-da-beleza-verde.ghtml

Comentários